
O plástico é um dos materiais mais utilizados em todo o mundo, graças à sua resistência, durabilidade e facilidade de moldagem, sendo matéria-prima de diversos produtos utilizados em nosso cotidiano. No entanto, para que este não tenha um impacto ambiental negativo, é necessário seguir o ciclo da reciclagem deste material.
O que viabiliza seu consumo sustentável e reduz os custos de produção, trazendo benefícios para o meio ambiente e para a economia. Porém, a taxa de reciclagem do plástico ainda é muito baixa.
Neste artigo, abordaremos como funciona a reciclagem de plástico, seus benefícios, a reciclagem de plástico no Brasil e no mundo e o preço da reciclagem de plástico, além de falar sobre as usinas de reciclagem de plástico.
Como funciona a reciclagem de plástico?
A reciclagem de plástico é um processo que consiste em transformar resíduos plásticos em matéria-prima para gerar novos produtos. Ele é dividido em três etapas: coleta, separação e a reciclagem propriamente dita.
+LEIA MAIS: Indústrias de plásticos fazem reciclagem e poluem menos
A primeira etapa, se inicia com o consumidor, que deve descartar os resíduos plásticos corretamente através da coleta seletiva ou os pontos de entrega voluntária (PEV). Para que esses resíduos plásticos sejam coletados e transportados para uma usina de reciclagem de plástico, onde são separados por tipo e cor.
Na etapa seguinte, os resíduos são triturados e lavados para retirar impurezas e resíduos de outros materiais. Por fim, a reciclagem propriamente dita é realizada, transformando os plásticos triturados em matéria-prima que poderá ser utilizada na fabricação de novos produtos, como embalagens, tubos, sacolas etc.

Benefícios da reciclagem de plástico
A reciclagem de plástico é muito necessária e proporciona diversas vantagens para o meio ambiente e para a economia. Um dos seus principais benefícios é a redução do impacto ambiental causado pelos resíduos plásticos, que demoram centenas de anos para se decompor na natureza e prejudicam a fauna e a flora.
Além disso, a reciclagem de plástico também favorece a economia, gerando empregos e criando renda para milhares de pessoas em todo o mundo, aumentando as cooperativas de catadores de lixo, estimulando o crescimento de empresas de reciclagem e o desenvolvimento de novas ideias e tecnologias, movimentando assim diversos setores da economia.
A reciclagem de plástico também contribui para a redução do consumo de energia, já que utiliza-se menos energia para a reciclagem do que para a produção a partir de uma matéria-prima virgem, e recursos naturais, pois a fabricação de plástico a partir de matéria-prima virgem é muito mais cara e poluente do que a partir de materiais reciclados.
Reciclagem de plástico preço
O preço da reciclagem de plástico varia de acordo com diversos fatores, como a qualidade e quantidade dos materiais, a localização da usina de reciclagem de plástico e a demanda pelo material reciclado. No geral, a reciclagem de plástico é mais barata do que a produção de plástico a partir de matéria-prima virgem, já que a coleta e o transporte dos resíduos são os principais custos envolvidos.

Usina de reciclagem de plástico
As usinas de reciclagem de plástico são as responsáveis por transformar os resíduos plásticos em matéria-prima que poderá ser usada para gerar novos produtos. Existem diversos tipos de usinas de reciclagem de plástico, que podem ser divididas em três grupos: usinas de reciclagem mecânica, usinas de reciclagem química e usinas de reciclagem energética.
Reciclagem mecânica
Geralmente, é a reciclagem de plástico mais utilizada, composta por quatro passos: moagem, lavagem, secagem e extrusão. Assim, os plásticos são transformados em granulados e depois utilizados na geração de outros materiais, como pisos e mangueiras, entre outros.
- Moagem ou fragmentação: os plásticos são fragmentados em um moinho
- Lavagem: os então granulados são lavados e a separação é feita através da densidade, onde os materiais mais densos afundam, enquanto os menos densos flutuam
- Secagem: os fragmentos são secados por secadores de ar quente
- Extrusão: os granulados são fundidos, através do aquecimento, e direcionados à uma matriz, gerando os grânulos de material plástico reciclado
Reciclagem química
Nessa reciclagem de plástico, utilizam processos químicos para transformar os resíduos plásticos em matéria-prima de maior qualidade.
Reciclagem energética
Por fim, nessa alternativa de reciclagem os plásticos são incinerados para gerar energia elétrica e térmica.

Reciclagem de plástico no Brasil e no mundo
No Brasil, a reciclagem de plástico é um setor em expansão, mas que ainda enfrenta muitos desafios. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), em 2021 foram consumidas 1,5 milhão de toneladas de resíduo plástico na reciclagem, representando crescimento de 13,2% em relação a 2020, sendo que um pouco mais de 1,1 milhão de toneladas são de plástico pós-consumo, ou seja, material descartado em domicílios residenciais e em locais como shoppings centers, estabelecimentos comerciais, escritórios, entre outros.
Outras 405 mil toneladas de plástico originam-se de resíduo pós-industrial, como sobras dos processos da indústria petroquímica, de transformação de plásticos e da própria reciclagem.
No mundo, a reciclagem de plástico é uma prática cada vez mais comum, com a Europa liderando o ranking de países que mais reciclam plástico. Segundo dados da Plastics Europe, a taxa de reciclagem de plásticos pós-consumo no continente chegou a 32,5% em 2019.
Países como Estados Unidos, Japão e Alemanha têm investido em tecnologias para aumentar a reciclagem de plástico e reduzir a dependência da importação desse material.
No Brasil, existem diversas usinas de reciclagem de plástico, mas ainda há muito espaço para a expansão desse setor. Embora tenhamos grande potencial para aumentar a reciclagem, diversos fatores mantêm os índices de reciclagem estagnados, começando pela falta de conscientização e de engajamento do consumidor na separação e descarte seletivo de resíduos, além da falta de infraestrutura das prefeituras para permitir que esses materiais retornem para o ciclo produtivo, com potencial de recuperação.
Por isso, a reciclagem de plástico é uma oportunidade de negócio promissora, que pode gerar empregos e renda para milhares de pessoas, além de contribuir para a preservação do meio ambiente.



