Você já sabe que o plástico está presente na nossa vida. Afinal, ele é usado há muitos anos pela sociedade por ser moldável, durável e versátil. O resultado é uma grande quantidade de itens no mercado: de higiene, brinquedos, eletrônicos e utensílios de cozinha até produtos para o setor do agronegócio e construção civil, entre outros.
Mas o cuidado com o meio ambiente nas indústrias de plásticos é algo cada vez mais presente nas discussões sobre sustentabilidade, assim como as que fazem reciclagem. Entre os exemplos de iniciativa estão a educação e a economia circular no setor, que é seguido pelas maiores indústrias de plásticos do Brasil.
Neste artigo, você entenderá qual a principal indústria de plásticos reciclados, como lutam com a poluição e quais são os usos, que vão desde produções para embalagens plásticas, para utilidades domésticas e para o varejo.
Cadeia produtiva do plástico: entendendo o conceito e suas etapas
Para saber mais sobre uma indústria de plásticos é preciso fazer uma imersão no tema “cadeira produtiva do plástico”. Ele nada mais é do que todo o processo de produção e distribuição do plástico, desde o descarte do plástico, a reciclagem, obtenção das matérias-primas, produção dos polímeros, a distribuição e a utilização por parte dos consumidores.
A cadeia produtiva do plástico envolve uma série de setores da indústria. Além disso, o processo tem todas suas etapas interconectadas. Cada uma delas depende da anterior para o sucesso no resultado final.
Que tal saber mais sobre estas etapas? Confira:
- Extração de matérias-primas: o plástico é derivado de recursos naturais e seu processo de extração envolve a perfuração de poços
de petróleo ou gás ou a colheita de matéria orgânica para a produção de
bioplásticos. - Refinamento e produção de polímeros: o segundo passo é o processo de refinamento com a finalidade de obter frações específicas, como nafta ou gás de etileno, que são usadas como monômeros para a produção de polímeros. O processo de polimerização envolve a ligação dos monômeros em cadeias longas para formar o plástico.
- Aditivação: em seguida vem a adição de aditivos ao plástico para melhorar suas propriedades físicas, como resistência e durabilidade. Esses aditivos incluem estabilizadores térmicos, antioxidantes, corantes, plastificantes, retardadores de chama e outros mais.
- Processamento e fabricação: os polímeros são enviados às indústrias transformadoras, onde ocorrem diferentes processos para transformá-los em produtos plásticos, sendo que cada processo é selecionado com base no tipo de produto final desejado.
Distribuição e venda: na sequência os produtos plásticos são distribuídos para varejistas e consumidores através da indústria de plásticos, podendo ser vendidos diretamente para consumidores finais ou utilizados como componentes em outros produtos.
Consumo: as soluções plásticas são amplamente utilizadas em diversos setores, como embalagens, construção, eletrônicos, automotivo, agricultura, saúde, entre outros e se destacam por sua versatilidade, leveza, durabilidade e baixo custo de produção.
Descarte e reciclagem: eis a etapa final, onde se é preciso realizar o descarte correto, pois o descarte inadequado de plásticos pode causar impactos ambientais negativos, sendo a reciclagem uma etapa importante para reduzir o desperdício e o impacto ambiental do plástico. Este processo de reciclagem envolve a coleta, separação, limpeza e transformação dos resíduos plásticos em novos produtos ou matéria-prima para a produção de plástico reciclado.
Indústria de plásticos: qual a principal e qual a maior do Brasil
Para se qualificar como uma indústria de plásticos de referência no país é preciso ter um foco de trabalho no desenvolvimento e na fabricação de itens para varejo, indústria, meio ambiente e agronegócio.
Entre os diferenciais que uma indústria de plástico pode ter está o processo completo de fabricação de soluções plásticas. Conheça um modelo consolidado:
- Extrusão
- Impressão
- Laminação
- Acabamento
Além disso, uma indústria de plásticos deve contar com um vasto portfólio. Por exemplo, existem algumas indústrias de plásticos que contam com algumas marcas específicas, como a TechBags, que é direcionada ao setor varejista, e TechFilms, que é voltada para o mercado industrial.
TechBags
A TechBags é uma das marcas da indústria com soluções voltadas para o varejo. Nela, a produção é responsável pela fabricação de sacolas de polietileno para supermercados, magazines, drogarias, hortifrutis, distribuidores, lojas e comércios em geral.
Além da variedade de produtos, a marca ainda tem o diferencial de ter laboratório próprio para o desenvolvimento de inovações. Foi assim que a indústria de plásticos uniu alta tecnologia e preocupação com a sustentabilidade para criar apenas produtos recicláveis.
Veja quais são os tipos de sacolas da marca TechBags disponíveis na indústria de plásticos:
- TechPlastic: desenvolvida para ter qualidade e praticidade. É indicada, principalmente, para supermercados, farmácias e magazines.
- TechOxiBio: é uma opção com aditivos que aceleram a degradação do plástico.
- TechBio: derivado da cana-de-açúcar e com uso de resinas sustentáveis, a TechBio é vendida nas cores verde ou cinza. É indicada especialmente para supermercados, farmácias e magazines localizados em regiões com legislação vigente sobre uso de sacolas plásticas, como os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, entre outros.
- TechHappy: o produto ideal para comércio em geral e, principalmente, aqueles de distribuição e pequenos estabelecimentos. Afinal, as sacolas podem ser personalizadas com design pré-definid.
TechFilms
Outra marca da indústria de plásticos é a TechFilms, que é indicada para o segmento industrial. O portfólio conta com soluções plásticas personalizadas com tecnologia agregada, como sacos, filmes, bobinas e folhas personalizadas que podem ser usadas para embalar caixas, colchões, lotes de frascos e vários outros itens.
Assim como a TechBags, a marca possui laboratório exclusivo com estrutura inovadora e recursos humanos capacitados para fabricação de produtos com resinas virgem de alta performance em alta densidade, baixa densidade e lineares. Além disso, desenvolve produtos transparentes e pigmentados, termo encolhível e aditivados, como: anti-UV, antiestáticos, antioxidantes e anticorrosivos. Por esses motivos, ela é uma das maiores indústrias de plástico do Brasil.
TechAgro
Entre as marcas vendidas está a TechAgro, que reúne diversas soluções para o setor do agronegócio. Entre os produtos estão filmes, lonas e mantas produzidas seguindo os altos padrões técnicos e científicos do setor.
Conheça alguns produtos da TechAgro:
- TechSilo: produto plástico usado como forma de proteger e vedar a silagem, impedindo a entrada de gases externos e raios UV e controlando a temperatura interna.
- TechLona: lona multicamada para uso diverso e que possui as vantagens de ter maior durabilidade e resistência mecânica.
- TechLux: filme para uso em cultivo protegido, como estufa. Entre as principais vantagens está a proteção UVA e UVB, durabilidade, controle de temperatura interna e resistência mecânica.
TechGround
Outra marca vendida pela indústria de plásticos é a TechGround. Ela reúne diversas soluções em geossintéticos que seguem as principais normas reguladoras do segmento. O produto tem várias aplicações e possíveis locais de uso:
- Lagoas, reservatórios de água e lagos ornamentais
- Impermeabilização e cobertura de aterros sanitários e industriais
- Contenção de resíduos sólidos e líquidos
- Controle de fluxo e separação de resíduos
- Obras de mineração
- Estruturação de canais de irrigação
- Impermeabilização de lajes, pisos, túneis e diques
- Aquicultura
- Centrais hidrelétricas
Indústria de plásticos e sustentabilidade que fazem reciclagem: como lutam com a poluição
Uma das grandes preocupações das indústrias de plástico é o impacto gerado para o meio ambiente. Então como lutam com a poluição? Uma indústria de plásticos preocupada com o meio ambiente tem o hábito de adotar práticas sustentáveis embasadas nas propostas do Pacto Global de Sustentabilidade da ONU.
Por exemplo, existem diversos tipos de indústria de plástico que pratica o zero desperdício, ou seja, recicla totalmente as aparas geradas no processo de fabricação. Dessa forma, a indústria de plásticos terá capacidade de recuperação de materiais, aproveitando 100% da sobra de sua produção.
Entre as outras iniciativas destas empresas que se destacam no lado sustentável estão o reprocessamento de paletes de madeira, água de reuso para plantas, descarte seletivo de resíduos com empresas especializadas, plantação de 5 mil árvores para reposição de reserva legal e plantação de 500 árvores de paisagismo.
Ainda com o objetivo de ser uma indústria de plásticos com práticas sustentáveis, estas indústrias de plástico são aquelas que fazem reciclagem. Uma das formas é o uso de Resina PCR, algo importante por diminuir o gasto com energia na produção, reduzir emissão de gases estufa, diminuir o resíduo de plástico e promover a economia circular.
A Resina PCR é chamada de Resina de Polietileno, de Alta e Baixa Densidade, Pós-Consumo Reciclada ou Resina PCR. Ela é gerada de produtos reciclados, ou seja, embalagens feitas de PET, PEAD, PVC, PEBD, PP e PS, entre outros.
Além disso, a indústria de plásticos possui parceria com o Movimento Circular, que tem o objetivo de aumentar a educação em cuidados com os resíduos e com a economia circular. A iniciativa é nova, de 2020, mas representa um papel importante na união entre empresas, organizações sociais e o poder público.
Conheça a Resina PCR , presente na principal indústria de plásticos reciclados
Resina PCR significa Resina de Polietileno Pós-Consumo Reciclada. Mas você sabe o que é isso? Isso significa que é proveniente de produtos reciclados, contribuindo para a sustentabilidade e para a economia circular.
Indústria de plástico: tipos de plástico usados para embalagens e para utilidades domésticas, entre outros
Por ter aplicações diversas, as indústrias de plásticos produzem com diferentes tipos de plástico, como para utilidades domésticas. A mudança vai depender do objetivo de uso já que o material usado no setor automotivo precisa de características diferentes do setor de alimentos.
Veja alguns tipos usados pela indústria de plástico:
- PEAD ou Polietileno de alta densidade: trata-se de um plástico de alta flexibilidade e resistência. É indicado para fabricação de embalagens de produtos de limpeza, produtos químicos, sacolas plásticas, sacos, filmes, bobinas e folhas com espessuras mais finas e até para alimentos.
- PEBDL ou Polietileno de baixa densidade linear: é um material flexível, leve e com uma resistência química e mecânica alta. É muito indicado para produção de embalagens filmes, caixas d’água, sacolas plásticas, sacos, filmes, bobinas e folhas com espessuras mais grossas.
- PVC ou Policloreto de vinila: é um plástico impermeável e inquebrável. Normalmente é indicado para embalagens de alimentos e de bebidas, como água e suco. Outra aplicação é como substituto do couro no setor de calçados e bolsas.
- PET ou Polietileno tereftalato: é um plástico resistente ao desgaste e ao contato com substâncias agressivas. Costuma ser indicado para produção de garrafas de bebidas carbonatadas, frascos de alimentos e embalagens de cosméticos, entre outros.
Indústria de plástico: presença em todo o Brasil
Existem uma série de indústrias de plástico presentes por todo o Brasil. Contudo é preciso conhecer as referências de cada uma antes da escolha das melhores soluções plásticas seja qual for a necessidade.
Se você deseja obter mais informações sobre as soluções plásticas, fale com uma equipe de consultores especializada e tire todas as suas dúvidas.