logotipo azul pack

Plástico VCI: proteção de polietileno que combate a corrosão

Produtos em plástico

A corrosão é um termo químico bastante empregado em nosso cotidiano, mas você sabe o que isso significa? Ele se refere ao processo de destruição total, parcial, superficial ou estrutural de determinado material, que é causado pela ação do meio.

É comum que ao falarmos sobre esse assunto, a primeira coisa que você imagine seja a corrosão de metais, principalmente a do ferro, que acaba gerando a famosa ferrugem. No entanto, outros materiais podem sofrer corrosão, tais como os polímeros e as estruturas feitas de concreto armado.

Para conter esse processo de corrosão, alguns produtos são tradicionalmente usados como anticorrosivos, como a graxa, o óleo e/ou a tinta, porém além de serem caros, sujos e pouco efetivos, esses produtos também podem ser um perigo para as pessoas e para o meio ambiente.

Como uma solução para estes problemas, foi desenvolvido o plástico VCI anticorrosivo. Esse material consiste em uma proteção plástica de polietileno que combate a corrosão de forma efetiva. Para entender como essa tecnologia funciona e age, continue lendo este artigo!

Boa leitura!

Como ocorre a corrosão?

Para que você possa compreender como o plástico VCI funciona, antes é necessário entender o que é de fato o processo de corrosão, então confira abaixo.

De acordo com o Manual da Química, a corrosão de materiais é um processo natural resultante, geralmente, de reações de oxirredução (transferência de elétrons entre os átomos evolvidos) ou corrosão eletroquímica. Nesse processo, os materiais sofrem desgastes por causa da ação de agentes naturais, como o gás oxigênio presente no ar. E existem três formas de o meio agir sobre o material, degradando-o; por isso, a corrosão é classificada em: eletroquímica, química e eletrolítica.

  • Corrosão eletroquímica: esse é o tipo de corrosão mais comum, pois é a que ocorre com os metais, geralmente na presença de água e/ou o ar úmido.
  • Corrosão química: é o ataque de algum agente químico, como solventes ou agentes oxidantes, diretamente sobre determinado material, que pode ou não ser um metal. Ela não precisa da presença de água e não há transferência de elétrons como na corrosão eletroquímica.
  • Corrosão eletrolítica: é um processo eletroquímico que ocorre com a aplicação externa de uma corrente elétrica. Esse processo não é espontâneo, ao contrário dos outros tipos de corrosão mencionados acima.
Banner AzulPack

Você com certeza já deve ter presenciado o processo de corrosão sem se dar conta, como por exemplo quando ocorre o enferrujamento da palha de aço utilizada para lavar utensílios na cozinha. É comum observarmos que ela passa a apresentar uma cor avermelhada e se desfaz após um ou dois dias de uso.

No caso das indústrias, esse processo pode gerar grandes perdas econômicas, não só do material em si, mas também de toda a cadeia produtiva e a logística por trás do mesmo. Por isso, a criação do plástico VCI, um dos métodos de proteção mais seguros, foi algo tão necessário.

Plástico

O que é o Plástico VCI Anticorrosivo?

Ok, mas você ainda deve estar se perguntando como o plástico VCI funciona, certo?

O plástico VCI é composto pela tecnologia de nanoinibidores de corrosão por vapor, que em inglês seria Volatile Corrosion Inhibitor (é daí que vem a sigla VCI). E funciona da seguinte forma: ao entrar em contato com o objeto, as nanopartículas são liberadas e uma camada protetora é criada, evitando a reação de oxirredução (é aquela em que ocorre transferência de elétrons entre os átomos evolvidos).

+ LEIA MAIS: Indústrias de plásticos que fazem reciclagem

Dessa forma, a cobertura com o plástico VCI anticorrosivo é completa – todas as superfícies, fendas, cavidades e outras áreas inacessíveis recebem a proteção total com esse material. Devido a essa camada protetora, o plástico VCI previne a corrosão em materiais em diversas fases da cadeia de produção, como no armazenamento, no transporte e na exportação. E nenhuma limpeza extra ou remoção de revestimento é necessária, assim o material pode ser usado imediatamente, ao contrário de outros métodos ineficazes, como a utilização de graxa.

Juntos, todos esses pontos do plástico VCI garantem diversos benefícios para a indústria, como:

  • Economia de tempo;
  • Redução de custos operacionais;
  • Redução de perdas por causa da corrosão;
  • É um material de fácil uso e resistente;
  • Não tóxico, previne descartes perigosos ou contaminantes;
  • O plástico VCI é reciclável!
Uso do plástico

Além disso, a barreira do plástico VCI se autorregenera e protege os produtos nela acondicionados por até 24 meses, de acordo com a formulação solicitada. Um exemplo da comercialização dessa solução é o Tech Control VCI, vendido em formato de bobinas, sacos ou folhas.

Com todos esses pontos, fica claro o porquê de o plástico VCI ser considerado a solução mais avançada para prevenção de corrosão de materiais metálicos, aços, ferrosos e não ferrosos, certo?! Mas se você ainda quiser mais detalhes sobre o plástico VCI, entre em contato com um especialista.

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Outros

Contato

VENDAS

+55 11 2970 1610
vendas@azulpack.com.br

SAC

+55 11 2970 2475 | Ramal 229
sac@sapphireoffice.com.br

Departamento Comercial

Trabalhe Conosco

Caro parceiro,

Detectamos uma tentativa de golpe utilizando nosso nome e por isso estamos enviando essa mensagem de alerta.

Abaixo algumas dicas para não cair em fraudes.

1. Não fazemos cobrança por WhatsApp.

2. Verifique se o beneficiário da cobrança é a AzulPack.

3. Cobramos apenas por boleto e ele fica disponível em todos os nossos canais de atendimento.

4. Confira se o banco emissor é o mesmo do boleto do mês anterior.

5. Cheque atentamente todas as informações da cobrança para conferir se não há informação incorreta, suspeita e/ou divergente.

6. Mantenha o antivírus do seu dispositivo atualizado.

Caso identifique uma cobrança suspeita e/ou falsa em nome de nossas marcas, pedimos que avise nosso canal oficial de cobranças.

Código do Cliente

Título Parcela Banco Vencimento Valor

Voltar