Segundo levantamento da ADIRPLAST, 2022 foi um ótimo ano para comercialização dos produtos dos associados. Houve um crescimento de 5,5% nas vendas de produtos como filmes, plásticos de engenharia e resinas commodities, comparado às vendas de 2021.
Isso representa 247.008 toneladas de produtos comercializados pelos associados. Para Laércio Gonçalves, presidente da entidade, isso não reflete os mercados individualmente, mas aponta uma melhora do mercado.
A princípio, o segmento de BOPP+BOPET (tipos de filmes plásticos utilizados em embalagens, rótulos, etiquetas e outros materiais gráficos) foi o que apresentou o maior crescimento, tendo alta de 13,3% em relação a 2021. Nesse sentido, a expectativa é que 2023 também seja um ano promissor, parecido à 2022.
Cadeia produtiva do plástico
O plástico está mais presente em nossas vidas do que percebemos. Desde um simples adesivo, sacolas de supermercado e algumas roupas que vestimos, até nos dispositivos eletrônicos que usamos. Mas você sabe quais são os processos da cadeia produtiva do plástico até que ele chegue em sua casa? Confira a resposta no artigo a seguir: