logotipo azul pack

Indústrias de plásticos que fazem reciclagem e que produzem menos poluição: qual a principal

Você já sabe que o plástico está presente na nossa vida. Afinal, ele é usado há muitos anos pela sociedade por ser moldável, durável e versátil. O resultado é uma grande quantidade de itens no mercado: de higiene, brinquedos, eletrônicos e utensílios de cozinha até produtos para o setor do agronegócio e construção civil, entre outros.

Mas o cuidado com o meio ambiente nas indústrias de plásticos é algo cada vez mais presente nas discussões sobre sustentabilidade, assim como as que fazem reciclagem. Entre os exemplos de iniciativa estão a educação e a economia circular no setor, que é seguido pelas maiores indústrias de plásticos do Brasil.

Neste artigo, você entenderá qual a principal indústria de plásticos reciclados, como lutam com a poluição e quais são os usos, que vão desde produções para embalagens plásticas, para utilidades domésticas e para o varejo.

Cadeia produtiva do plástico: entendendo o conceito e suas etapas

Para saber mais sobre uma indústria de plásticos é preciso fazer uma imersão no tema “cadeira produtiva do plástico”. Ele nada mais é do que todo o processo de produção e distribuição do plástico, desde o descarte do plástico, a reciclagem, obtenção das matérias-primas, produção dos polímeros, a distribuição e a utilização por parte dos consumidores.

A cadeia produtiva do plástico envolve uma série de setores da indústria. Além disso, o processo tem todas suas etapas interconectadas. Cada uma delas depende da anterior para o sucesso no resultado final.

Que tal saber mais sobre estas etapas? Confira:

  •  Extração de matérias-primas: o plástico é derivado de recursos naturais e seu processo de extração envolve a perfuração de poços
    de petróleo ou gás ou a colheita de matéria orgânica para a produção de
    bioplásticos.
  • Refinamento e produção de polímeros: o segundo passo é o processo de refinamento com a finalidade de obter frações específicas, como nafta ou gás de etileno, que são usadas como monômeros para a produção de polímeros. O processo de polimerização envolve a ligação dos monômeros em cadeias longas para formar o plástico.
  • Aditivação: em seguida vem a adição de aditivos ao plástico para melhorar suas propriedades físicas, como resistência e durabilidade. Esses aditivos incluem estabilizadores térmicos, antioxidantes, corantes, plastificantes, retardadores de chama e outros mais.
  • Processamento e fabricação: os polímeros são enviados às indústrias transformadoras, onde ocorrem diferentes processos para transformá-los em produtos plásticos, sendo que cada processo é selecionado com base no tipo de produto final desejado.
  • Distribuição e venda: na sequência os produtos plásticos são distribuídos para varejistas e consumidores através da indústria de plásticos, podendo ser vendidos diretamente para consumidores finais ou utilizados como componentes em outros produtos.

  • Consumo: as soluções plásticas são amplamente utilizadas em diversos setores, como embalagens, construção, eletrônicos, automotivo, agricultura, saúde, entre outros e se destacam por sua versatilidade, leveza, durabilidade e baixo custo de produção.

  • Descarte e reciclagem: eis a etapa final, onde se é preciso realizar o descarte correto, pois o descarte inadequado de plásticos pode causar impactos ambientais negativos, sendo a reciclagem uma etapa importante para reduzir o desperdício e o impacto ambiental do plástico. Este processo de reciclagem envolve a coleta, separação, limpeza e transformação dos resíduos plásticos em novos produtos ou matéria-prima para a produção de plástico reciclado.

Indústria de plásticos: qual a principal e qual a maior do Brasil

Para se qualificar como uma indústria de plásticos de referência no país é preciso ter um foco de trabalho no desenvolvimento e na fabricação de itens para varejo, indústria, meio ambiente e agronegócio.

Entre os diferenciais que uma indústria de plástico pode ter está o processo completo de fabricação de soluções plásticas. Conheça um modelo consolidado:

  • Extrusão
  • Impressão
  • Laminação
  • Acabamento

Além disso, uma indústria de plásticos deve contar com um vasto portfólio. Por exemplo, existem algumas indústrias de plásticos que contam com algumas marcas específicas, como a TechBags, que é direcionada ao setor varejista, e TechFilms, que é voltada para o mercado industrial.

Embalagens plásticas

TechBags

TechBags é uma das marcas da indústria com soluções voltadas para o varejo. Nela, a produção é responsável pela fabricação de sacolas de polietileno para supermercados, magazines, drogarias, hortifrutis, distribuidores, lojas e comércios em geral.

Além da variedade de produtos, a marca ainda tem o diferencial de ter laboratório próprio para o desenvolvimento de inovações. Foi assim que a indústria de plásticos uniu alta tecnologia e preocupação com a sustentabilidade para criar apenas produtos recicláveis.

Veja quais são os tipos de sacolas da marca TechBags disponíveis na indústria de plásticos:

  • TechPlastic: desenvolvida para ter qualidade e praticidade. É indicada, principalmente, para supermercados, farmácias e magazines.
  • TechOxiBio: é uma opção com aditivos que aceleram a degradação do plástico.
  • TechBio: derivado da cana-de-açúcar e com uso de resinas sustentáveis, a TechBio é vendida nas cores verde ou cinza. É indicada especialmente para supermercados, farmácias e magazines localizados em regiões com legislação vigente sobre uso de sacolas plásticas, como os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, entre outros.
  • TechHappy: o produto ideal para comércio em geral e, principalmente, aqueles de distribuição e pequenos estabelecimentos. Afinal, as sacolas podem ser personalizadas com design pré-definid.
Solução plástica: tipos de plástico usados em fábrica de embalagens

TechFilms

Outra marca da indústria de plásticos é a TechFilms, que é indicada para o segmento industrial. O portfólio conta com soluções plásticas personalizadas com tecnologia agregada, como sacos, filmes, bobinas e folhas personalizadas que podem ser usadas para embalar caixas, colchões, lotes de frascos e vários outros itens.

Assim como a TechBags, a marca possui laboratório exclusivo com estrutura inovadora e recursos humanos capacitados para fabricação de produtos com resinas virgem de alta performance em alta densidade, baixa densidade e lineares. Além disso, desenvolve produtos transparentes e pigmentados, termo encolhível e aditivados, como: anti-UV, antiestáticos, antioxidantes e anticorrosivos. Por esses motivos, ela é uma das maiores indústrias de plástico do Brasil.

TechAgro

Entre as marcas vendidas está a TechAgro, que reúne diversas soluções para o setor do agronegócio. Entre os produtos estão filmes, lonas e mantas produzidas seguindo os altos padrões técnicos e científicos do setor.

Conheça alguns produtos da TechAgro:

  • TechSilo: produto plástico usado como forma de proteger e vedar a silagem, impedindo a entrada de gases externos e raios UV e controlando a temperatura interna.
  • TechLona: lona multicamada para uso diverso e que possui as vantagens de ter maior durabilidade e resistência mecânica.
  • TechLux: filme para uso em cultivo protegido, como estufa. Entre as principais vantagens está a proteção UVA e UVB, durabilidade, controle de temperatura interna e resistência mecânica.

TechGround

Outra marca vendida pela indústria de plásticos é a TechGround. Ela reúne diversas soluções em geossintéticos que seguem as principais normas reguladoras do segmento. O produto tem várias aplicações e possíveis locais de uso:

  • Lagoas, reservatórios de água e lagos ornamentais
  • Impermeabilização e cobertura de aterros sanitários e industriais
  • Contenção de resíduos sólidos e líquidos
  • Controle de fluxo e separação de resíduos
  • Obras de mineração
  • Estruturação de canais de irrigação
  • Impermeabilização de lajes, pisos, túneis e diques
  • Aquicultura
  • Centrais hidrelétricas

Indústria de plásticos e sustentabilidade que fazem reciclagem: como lutam com a poluição

Uma das grandes preocupações das indústrias de plástico é o impacto gerado para o meio ambiente. Então como lutam com a poluição? Uma indústria de plásticos preocupada com o meio ambiente tem o hábito de adotar práticas sustentáveis embasadas nas propostas do Pacto Global de Sustentabilidade da ONU.

Por exemplo, existem diversos tipos de indústria de plástico que pratica o zero desperdício, ou seja, recicla totalmente as aparas geradas no processo de fabricação. Dessa forma, a indústria de plásticos terá capacidade de recuperação de materiais, aproveitando 100% da sobra de sua produção.

Entre as outras iniciativas destas empresas que se destacam no lado sustentável estão o reprocessamento de paletes de madeira, água de reuso para plantas, descarte seletivo de resíduos com empresas especializadas, plantação de 5 mil árvores para reposição de reserva legal e plantação de 500 árvores de paisagismo.

Ainda com o objetivo de ser uma indústria de plásticos com práticas sustentáveis, estas indústrias de plástico são aquelas que fazem reciclagem. Uma das formas é o uso de Resina PCR, algo importante por diminuir o gasto com energia na produção, reduzir emissão de gases estufa, diminuir o resíduo de plástico e promover a economia circular.

A Resina PCR é chamada de Resina de Polietileno, de Alta e Baixa Densidade, Pós-Consumo Reciclada ou Resina PCR. Ela é gerada de produtos reciclados, ou seja, embalagens feitas de PET, PEAD, PVC, PEBD, PP e PS, entre outros.

Além disso, a indústria de plásticos possui parceria com o Movimento Circular, que tem o objetivo de aumentar a educação em cuidados com os resíduos e com a economia circular. A iniciativa é nova, de 2020, mas representa um papel importante na união entre empresas, organizações sociais e o poder público.

Resina PCR

Conheça a Resina PCR , presente na principal indústria de plásticos reciclados

Resina PCR significa Resina de Polietileno Pós-Consumo Reciclada. Mas você sabe o que é isso? Isso significa que é proveniente de produtos reciclados, contribuindo para a sustentabilidade e para a economia circular.

Indústria de plástico: tipos de plástico usados para embalagens e para utilidades domésticas, entre outros

Por ter aplicações diversas, as indústrias de plásticos produzem com diferentes tipos de plástico, como para utilidades domésticas. A mudança vai depender do objetivo de uso já que o material usado no setor automotivo precisa de características diferentes do setor de alimentos.

Veja alguns tipos usados pela indústria de plástico:

  • PEAD ou Polietileno de alta densidade: trata-se de um plástico de alta flexibilidade e resistência. É indicado para fabricação de embalagens de produtos de limpeza, produtos químicos, sacolas plásticas, sacos, filmes, bobinas e folhas com espessuras mais finas e até para alimentos.
  • PEBDL ou Polietileno de baixa densidade linear: é um material flexível, leve e com uma resistência química e mecânica alta. É muito indicado para produção de embalagens filmes, caixas d’água, sacolas plásticas, sacos, filmes, bobinas e folhas com espessuras mais grossas.
  • PVC ou Policloreto de vinila: é um plástico impermeável e inquebrável. Normalmente é indicado para embalagens de alimentos e de bebidas, como água e suco. Outra aplicação é como substituto do couro no setor de calçados e bolsas.
  • PET ou Polietileno tereftalato: é um plástico resistente ao desgaste e ao contato com substâncias agressivas. Costuma ser indicado para produção de garrafas de bebidas carbonatadas, frascos de alimentos e embalagens de cosméticos, entre outros.
fábrica de plásticos Azul Pack

Indústria de plástico: presença em todo o Brasil

Existem uma série de indústrias de plástico presentes por todo o Brasil. Contudo é preciso conhecer as referências de cada uma antes da escolha das melhores soluções plásticas seja qual for a necessidade.

Se você deseja obter mais informações sobre as soluções plásticas, fale com uma equipe de consultores especializada e tire todas as suas dúvidas.

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Contato

VENDAS

+55 11 2970 1610
vendas@azulpack.com.br

SAC

+55 11 2970 2475 | Ramal 229
sac@sapphireoffice.com.br

Departamento Comercial

Trabalhe Conosco

Caro parceiro,

Detectamos uma tentativa de golpe utilizando nosso nome e por isso estamos enviando essa mensagem de alerta.

Abaixo algumas dicas para não cair em fraudes.

1. Não fazemos cobrança por WhatsApp.

2. Verifique se o beneficiário da cobrança é a AzulPack.

3. Cobramos apenas por boleto e ele fica disponível em todos os nossos canais de atendimento.

4. Confira se o banco emissor é o mesmo do boleto do mês anterior.

5. Cheque atentamente todas as informações da cobrança para conferir se não há informação incorreta, suspeita e/ou divergente.

6. Mantenha o antivírus do seu dispositivo atualizado.

Caso identifique uma cobrança suspeita e/ou falsa em nome de nossas marcas, pedimos que avise nosso canal oficial de cobranças.

Código do Cliente

Título Parcela Banco Vencimento Valor

Voltar