logotipo azul pack

Fábrica de embalagens: saiba o que é e conheça exemplos de solução plástica de alta tecnologia

Sumário
Sacolas plásticas

Há uma grande variedade de embalagens disponíveis no mercado que são usadas como sacolas para carregamento e manuseio de produtos após compra em supermercados e até embalagens para armazenamento e proteção de frascos, como refrigerantes e detergentes. Pela característica da facilidade de moldagem, o plástico tornou-se matéria-prima para fábricas de embalagens para produção em diversos segmentos, como construção civil, indústria, varejo, setor alimentício e etc.

Com o avanço da tecnologia e a preocupação com o meio ambiente, as fábricas de embalagens também passaram a oferecer melhores processos e potencializaram a qualidade e a sustentabilidade na produção de diversos tipos de solução plástica.

Neste artigo, você entenderá o que é, como funciona e como montar uma fábrica de embalagens, quais são os produtos ou soluções plásticas disponíveis, processos que contribuem com o meio ambiente e como abrir uma fábrica de embalagens.

fábrica de embalagens

O que é uma fábrica de embalagens e como fabricar

As fábricas de embalagens são responsáveis pela produção de diversos itens, como sacolas plásticas de alça vazada e de alça camiseta, bobinas, sacos e até filmes. O material está presente também em outros produtos muito usados no nosso dia a dia, como celular, televisão, notebook, itens médicos e até no carro.

O material está presente em diversos segmentos, como indústria, construção civil, agricultura e comércio varejista, entre outros. O objetivo da fábrica de embalagens é atender as demandas e necessidades do mercado, respeitando o meio ambiente com matéria-prima e processo tecnológico adequados para garantir a sustentabilidade.

Nos últimos anos, as fábricas de embalagens buscam processos mais sustentáveis e um exemplo é a parceria de fábricas de embalagens com o Movimento Circular, uma iniciativa para aumentar a educação em cuidados com os resíduos e economia circular. O movimento nasceu em 2020 e une empresas, organizações sociais e poder público.

Solução plástica: tipos de plástico usados em fábrica de embalagens

Solução plástica: tipos de plástico usados em fábrica de embalagens para alimentos e outros segmentos

A solução plástica precisa garantir a missão para a qual foi designada. Isso significa que o produto precisa ser resistente se o objetivo é transporte ou precisa permitir a conservação se for para o setor de alimentos. Dessa forma, a fábrica de embalagens trabalha com mais de um tipo de plástico, dependendo do produto oferecido.

Para te ajudar a entender como funciona o plástico, selecionamos quatro exemplos de plásticos e explicamos quando costuma ser utilizado: PET, PEAD, PVC e PEBDL.

PET ou Polietileno tereftalato

É um material resistente ao desgaste e ao contato com substâncias agressivas. É usado em garrafas de bebidas carbonatadas, fracos de alimentos, embalagens de cosméticos e etc.

PEAD ou Polietileno de alta densidade

É um material de alta flexibilidade e resistência, por isso é usado em embalagens de produtos de limpeza, produtos químicos e até para alimentos.

PEBDL ou Polietileno de baixa densidade linear

É um material flexível, leve e resistente a substâncias químicas, sendo usado em embalagens de alimentos e de higiene pessoal.

PVC ou Policloreto de vinila

É um material impermeável e inquebrável, sendo usado em embalagens de alimentos e de bebidas, como água e suco. Além de ser um substituto do couro no setor de calçados e bolsas.

Extrusão fábrica de embalagens

Fábrica de embalagens: economia circular e os resíduos

Atualmente, vivemos um modelo de economia circular que busca extrair os recursos disponíveis na natureza e o resíduo torna-se lixo. Mas com o avanço da preocupação com o meio ambiente e os impactos ambientais gerados pelos humanos, novas iniciativas começam a surgir.

Na economia circular, o movimento tende a ser o contrário. Ou seja, consiste em reaproveitar os recursos que já estão sendo utilizados e que seria lixo. Mas como uma fábrica de embalagens pode adotar o modelo?

De acordo com o Movimento Circular, há pelo menos quatro formas de dar nova utilidade aos plásticos em circulação:

  1. Reutilização: significa dar uma nova utilidade ou utilizar mais vezes a embalagem. Por exemplo: sacola plástica, saco plástico, garrafa plástica de refrigerante retornável.
  2. Remanufatura: consertar, atualizar ou produzir uma nova embalagem com itens já utilizados.
  3. Reciclagem mecânica: produzir embalagens plásticas que permitem novas modelagens para a reciclagem.
  4. Reciclagem avançada: é a possibilidade de separar o plástico em moléculas para novas formações, ou seja, novos objetivos plásticos.

Como montar ou como abrir fábrica de embalagens: o que preciso

A vasta possibilidade de soluções desenvolvidas por uma fábrica de embalagens faz surgir a ideia de abrir um negócio. Entretanto, é preciso levar em consideração que montar ou administrar uma empresa exige muito compromisso, desenvolvimento de capacidades e estudo.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) desenvolveu a cartilha “Como montar uma fábrica de embalagens plásticas” na série “Ideias de Negócios”. O documento oferece conteúdo sobre o mercado, legislação, estrutura, recursos humanos, organização de processos, normas técnicas e divulgação, entre outros assuntos ligados a esse tipo de negócio. 

Fábrica de embalagens plásticas oferece diversas soluções sustentáveis para nosso dia a dia

Fábrica de embalagens com tecnologia e preocupação com meio ambiente

Atualmente existe uma preocupação em inovar de forma eficiente e inteligente, sem abrir mão de ações sustentáveis, sempre valorizando o meio ambiente e as futuras gerações. Por esse motivo as fábricas de embalagens estão em busca de unir estes fatores afim de proporcionar os melhores produtos para o consumidor.

Existem algumas marcas capazes de proporcionar esta união.  Marcas como a TechBags e TechFilms que são voltadas para o varejo e para a indústria com produtos de alta qualidade. Além disso, existem marcas com atuação internacional: a TechGround, que voltada para o desenvolvimento de geomembranas e geossintéticos, e TechAgro, que atua com soluções plásticas específicas para o agronegócio.

Que tal conhecer um pouco mais destas marcas? Veja abaixo:

TechBags

A TechBags é uma fábrica de embalagens e soluções plásticas voltada para o segmento varejista. Isso significa que a marca produz para supermercados, magazines, drogarias, hortifrutis, distribuidores, lojas e comércios em geral que buscam sacolas de polietileno.

Todo o desenvolvimento é feito dentro de um laboratório próprio que foi instalado para garantir soluções plásticas de qualidade com equipamentos de alta tecnologia. Uma das grandes preocupações da fábrica de embalagens é a sustentabilidade, por isso todos os produtos da marca TechBags são recicláveis.

Conheça os produtos da TechBags, fábrica de embalagens e soluções plásticas:

TechPlastic

São sacolas que possuem tecnologia exclusiva e dois aspectos fundamentais: qualidade e praticidade, além de resistência para evitar rompimento da sacola e quebra dos itens em transporte. Atende especialmente supermercados, farmácias e magazines.

TechOxiBio

São sacolas com aditivos para acelerar a degradação do plástico.

TechBio

São sacolas em plástico verde ou cinza com uso de resinas sustentáveis, ou seja, é um produto derivado da cana-de-açúcar e já segue a legislação vigente em alguns estados brasileiros, como São Paulo e Rio de Janeiro. Atende especialmente supermercados, farmácias e magazines.

TechHappy

São sacolas personalizadas com design pré-definido para atender de forma dinâmica o comércio em geral, especialmente distribuição geral e pequenos estabelecimentos.

TechFilms

A TechFilms é voltada para produção do mercado industrial, varejista e meio ambiente com produtos personalizados e com tecnologia agregada.

Com laboratório inovador e exclusivo, a marca da fábrica de embalagens produz itens com resinas virgens de alta performance em alta densidade, baixa densidade e lineares, além de produtos transparentes e pigmentados e termo encolhível aditivados, como biodegradáveis, Anti-UV, antiestáticos, antioxidantes e anticorrosivos.

Entre esses produtos estão sacos, filmes, bobinas e folhas personalizados que podem ser usados para embalar e revestir caixas, colchões, armazenamento e proteção de frascos, entre outros itens.

Fábrica de embalagens plásticas: benefícios oferecidos pelos produtos

Uma fábrica de embalagens plásticas tem a capacidade de oferecer um alto número de benefícios para as empresas e pessoas que investem em seus produtos com a mais alta qualidade e durabilidade. Que tal se aprofundar um pouco mais neste tópico e saber mais sobre as vantagens que as embalagens podem levar para sua vida?

Um dos principais benefícios é a funcionalidade da embalagem plástica. Além disso ela é prática e versátil, podendo ser utilizada em um alto número de demandas de diferentes segmentos do mercado.

Não podemos deixar de lado os componentes de alta qualidade, que faz da embalagem plástica um produto resistente e com durabilidade de forma que seja resistente contra impactos diversos, umidade e outros elementos que possam representar um perigo para o produto.

Também contam com variedade de opções e formatos. Entretanto, um dos maiores benefícios que a embalagem plástica oferece é a proteção aos produtos, mantendo a integridade e facilitando a logística, pois a variedade de modelos permite o armazenamento de forma mais eficiente.

E vale ressaltar que em alguns casos é possível armazenar mais de um produto dentro de uma embalagem plástica, promovendo ainda mais praticidade. Outro ponto de destaque é a higiene. São altamente higiênicos e reduzem o risco de contaminação de alimentos.

Os alimentos, inclusive, são os produtos mais utilizados. A indústria alimentícia é uma das que mais recorre a embalagens plásticas. Além de tudo que já foi citado, elas ajudam a reduzir o desperdício de alimentos.

Além da indústria alimentícia, a indústria farmacêutica e a construção civil estão entre as principais que buscam pelas embalagens plásticas.

Por fim, elas podem ser personalizadas, um fator decisivo para cada uma das empresas que utilizam estes produtos, permitindo colocar uma individualidade em cada uma das embalagens.

São muitas as vantagens que elas podem proporcionar para você ou para sua empresa.

fábrica de embalagens AzulPack

Como adquirir soluções plásticas?

Se você deseja saber mais informações sobre soluções plásticas ou adquirir produtos da fábrica de embalagens, fale com uma equipe de consultores especializada e tire todas as dúvidas.

Fábrica de plástico: quais segmentos mais investem no produto

fábrica de plástico é responsável pela produção de diversos itens, como sacolas plásticas de alça vazada e de alça camiseta, bobinas, sacos e até filmes. Conforme visto no item anterior, são muitos os segmentos do mercado que buscam por embalagens plásticas. De acordo com a ABIPLAST (Associação Brasileira da Indústria do Plástico), o setor que mais consome plástico é a construção civil (23,1%), seguido pelo setor de alimentos com 20,4% e pelo setor de Artigos de Comércio em atacado e varejo com 9,1%. Os setores de automóveis e o de bebidas completam os cinco maiores consumidores de embalagens plásticas com 8,9% e 5,8% respectivamente.

A construção civil utiliza uma série de soluções plásticas, promovendo uma série de benefícios para este setor. A começar pela logística, onde as embalagens plásticas facilitam o transporte e o armazenamento de materiais de construção, mantendo a integridade dos itens (minimiza riscos de danos aos produtos).

Embalagens plásticas podem ser utilizadas em melhorias de segurança de canteiros de obras, atuando com objetivo de promover proteção temporária para o canteiro de obras. Também podem ser utilizadas para sinalização e delimitação de áreas.

Já no setor de alimentação, as embalagens plásticas são amplamente utilizadas de diferentes formas. A indústria alimentícia é extremamente importante para nossas vidas, e as embalagens plásticas são soluções práticas capazes de otimizar o processo deste segmento.

As embalagens podem ser usadas em alimentos prontos para consumo nos mais diversos formatos, como potes, sacos, bandejas, dentre outras opções. Existem embalagens para condimentos, molhos e similares, bem como embalagens para carnes, aves e peixes, além de produtos congelados em geral, como vegetais, pães e refeições prontas.

O setor de Artigos de Comércio em atacado e varejo também recorre a embalagens plásticas para transporte de produtos, para logística e muitas outras possibilidades.

Vale ressaltar ainda a busca pela qualidade das embalagens sem deixar de lado a sustentabilidade, seja com produtos biodegradáveis ou mesmo recicláveis, sempre contribuindo para a redução do impacto ambiental, fazendo do mundo um lugar melhor.

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Contato
VENDAS

+55 11 2970 1610
vendas@azulpack.com.br

SAC

+55 11 2970 2475 | Ramal 229
sac@sapphireoffice.com.br

Departamento Comercial

Trabalhe Conosco

Caro parceiro,

Detectamos uma tentativa de golpe utilizando nosso nome e por isso estamos enviando essa mensagem de alerta.

Abaixo algumas dicas para não cair em fraudes.

1. Não fazemos cobrança por WhatsApp.

2. Verifique se o beneficiário da cobrança é a AzulPack.

3. Cobramos apenas por boleto e ele fica disponível em todos os nossos canais de atendimento.

4. Confira se o banco emissor é o mesmo do boleto do mês anterior.

5. Cheque atentamente todas as informações da cobrança para conferir se não há informação incorreta, suspeita e/ou divergente.

6. Mantenha o antivírus do seu dispositivo atualizado.

Caso identifique uma cobrança suspeita e/ou falsa em nome de nossas marcas, pedimos que avise nosso canal oficial de cobranças.

Código do Cliente

Título Parcela Banco Vencimento Valor

Voltar