No ano em que completou seis anos de programa, o Tampinha Legal atingiu números recordes na sua história. Ao todo foram mais de mil toneladas de tampas plásticas arrecadadas, que resultaram em mais de R$2,5 milhões de reais destinados às entidades assistenciais participantes. Este montante equivale a mais de 580 milhões de unidades da matéria prima. Para Simara Souza, coordenadora do Instituto SustenPlást, o aumento progressivo dos números representa uma mudança de comportamento na sociedade.
O Tampinha Legal é o programa socioambiental de caráter educativo em economia circular da indústria de transformação do plástico da América Latina. Atualmente, existem 3.137 pontos de coleta distribuídos pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal e Bahia. Hoje, 313 entidades assistenciais se beneficiam dos recursos obtidos por meio do recolhimento de tampas plásticas.
Com os recursos obtidos por meio do programa, as entidades assistenciais podem adquirir medicamentos, alimentos, equipamentos, ração animal e/ou materiais escolares, bem como custear tratamentos e exames de saúde humana e animal e melhorias em suas sedes, entre outras ações. O Tampinha Legal atende aos quesitos de ESG, Logística Reversa e ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).
Para ajudar esse programa, a AzulPack criou a campanha Lacre Legal, como incentivo a reciclagem, onde nossos colaboradores juntam lacres de latas de alumínio ou tampinhas plásticas de garrafas para serem transformados em outros produtos!
Ao todo foram 12,55 Kg de lacres doados, para a APAE de Itapira/SP, que posteriormente foram vendidos para uma cooperativa e o valor arrecadado foi convertido para materiais de bem-estar dos alunos. E 10,86 Kg de tampinhas que foram doadas para a campanha Tampinha Legal!
Via Tampinha Legal.