logotipo azul pack

Plásticos sustentáveis: do que são feitos?

Sumário
Resina PCR: plástico sustentável

Se você olhar ao seu redor agora, facilmente encontrará objetos que utilizam o plástico. Até mesmo o celular ou computador em que você está lendo esse artigo possuem peças plásticas. Assim, é muito difícil imaginar nossas vidas sem esse material, que é tão utilizado por ser versátil, durável, flexível e altamente moldável.

Mas muito tem se falado sobre sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente. Em 2019, a agência de pesquisa norte-americana Union + Webster realizou um estudo em que esse movimento de consumo ficou evidente: 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis e 70% dos entrevistados disse que não se importa em pagar um pouco mais por isso.

Em negócios sustentáveis, minimizar o impacto ambiental é uma busca constante. E existem várias maneiras de diminuir esses efeitos no meio ambiente. Dentre essas ações, está a adoção do plástico sustentável.

Neste artigo você entenderá o que são os plásticos sustentáveis e quais são seus tipos. Além disso, conhecerá a resina PCR, um plástico sustentável utilizado pela AzulPack, uma empresa focada em soluções plásticas.

Boa leitura!

O que são plásticos sustentáveis?

Você deve estar se perguntando o que são os plásticos sustentáveis e como eles têm de diferente do plástico convencional, certo?

O plástico convencional, de acordo com a definição do Sindiplast (Sindicato da Indústria de Material Plástico, Transformação e Reciclagem de Material Plástico do Estado de São Paulo), é um material de origem natural ou sintética, obtido a partir dos derivados de petróleo ou de fontes renováveis.

Eles fazem parte da família dos polímeros, que são formados por macromoléculas caracterizadas pela repetição múltipla de uma ou mais unidades químicas simples, os monômeros, sendo unidas entre si por reações químicas chamadas de reações de polimerização.

O plástico sustentável é feito com materiais orgânicos, biodegradáveis, sendo produzido com ecoeficiência e consequentemente menor impacto ambiental, sendo uma alternativa recomendada para reduzir os impactos dos plásticos convencionais.

Uso de Resina PCR na produção de plástico.

Plásticos sustentáveis: tipos mais comuns

Ainda de acordo com o Sindiplast, os tipos de plásticos convencionais mais consumidos atualmente são os Polietilenos (PE), Polipropilenos (PP), Poliestirenos (PS), Policloretos de vinila (PVC) e Poliésteres (PET).

Assim como os plásticos convencionais, os plásticos sustentáveis também possuem tipos mais comuns. Confira abaixo quais são eles.

Plásticos de Amido de Milho

O plástico sustentável de amido de milho é um material de origem renovável e compostável, feito a partir da ação de bactérias. Além disso, é biodegradável, reduzindo seu tempo de ação no ambiente. Porém, esse plástico sustentável pode facilmente ser atacado por bactérias, o que inviabiliza sua utilização na indústria alimentícia e torna seu custo de produção mais alto por demandar terras agricultáveis.

Plástico PLA

Outro plástico sustentável é o PLA. Feito a partir da fermentação de amido na criação do ácido lático, é um material biodegradável, reciclável e compostável, mesmo que só em condições ideais. Contudo, sofre da mesma desvantagem do plástico de amido.

Plástico verde

Já os plásticos sustentáveis verdes são criados da cana-de-açúcar e, em sua produção, captam CO2. Têm alto potencial para reciclagem, pois podem ser combinados com outros plásticos no processo.

Plástico oxibiodegradável

Talvez esse seja um dos plásticos sustentáveis mais conhecidos: o plástico oxibiodegradável. A sua produção consiste na adição de substâncias pró-degradantes ao plástico convencional para acelerar sua decomposição pela ação do ar e de bactérias. Esses aditivos fazem o plástico se quebrar mais rapidamente em farelos, favorecendo seu desaparecimento.

+ LEIA MAIS: Conheça fornecedores de embalagens plásticas

A AzulPack é uma indústria que possui uma grande gama de produtos, produzindo marcas como a AzulPack Bags, que desenvolve soluções em sacolas de polietileno, onde alguns produtos são produzidos com plásticos sustentáveis.

Plástico oxibiodegradável

Uma das linhas da TechBags é a TechOxiBio, composta por sacolas plásticas que, além de utilizar matéria-prima de alta qualidade, possuem aditivos em sua composição para acelerar sua degradação, utilizando o plástico sustentável oxibiodegradável.

É fato que qualquer tipo de plástico sustentável, inclusive o plástico convencional, sofrerá ação de degradação natural com o tempo. A vantagem dos plásticos sustentáveis é a aceleração desse processo e, consequente, a diminuição do impacto ambiental.

Resina PCR

A resina PCR proveniente de embalagens pós-consumo. Em sua maioria composta por derivados de petróleo, apresenta excelentes propriedades químicas e mecânicas para diversas aplicações. A Resina PCR é muito importante para a economia circular, já que é proveniente de produtos reciclados. 

+ LEIA MAIS: Entenda as fábricas de embalagens

De acordo com levantamento de 2019 da Recy-Plastech, até 2025, indústrias utilizarão mais de 10 milhões de toneladas de plásticos reciclados em novos produtos. E a Resina PCR representa a maior parte deste volume!

Adquirindo este plástico você está contribuindo com a sustentabilidade e fazendo a economia girar, tanto na parte ambiental, quanto econômica pois, para produção desta resina as cooperativas de catadores de lixos estão diretamente envolvidas para a separação de toda a matéria-prima. A AzulPack apoia a economia circular através do uso de Resina PCR, o que garante:

  • Eficiência energética;
  • Redução da emissão de gases estufa;
  • Diminuição do resíduo de embalagens plásticas;
  • Fomento da cadeia de economia circular.
Soluções plásticas personalizadas
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Outros

Contato
VENDAS

+55 11 2970 1610
vendas@azulpack.com.br

SAC

+55 11 2970 2475 | Ramal 229
sac@sapphireoffice.com.br

Departamento Comercial

Trabalhe Conosco

Caro parceiro,

Detectamos uma tentativa de golpe utilizando nosso nome e por isso estamos enviando essa mensagem de alerta.

Abaixo algumas dicas para não cair em fraudes.

1. Não fazemos cobrança por WhatsApp.

2. Verifique se o beneficiário da cobrança é a AzulPack.

3. Cobramos apenas por boleto e ele fica disponível em todos os nossos canais de atendimento.

4. Confira se o banco emissor é o mesmo do boleto do mês anterior.

5. Cheque atentamente todas as informações da cobrança para conferir se não há informação incorreta, suspeita e/ou divergente.

6. Mantenha o antivírus do seu dispositivo atualizado.

Caso identifique uma cobrança suspeita e/ou falsa em nome de nossas marcas, pedimos que avise nosso canal oficial de cobranças.

Código do Cliente

Título Parcela Banco Vencimento Valor

Voltar